FIBRO inaugura nova sede em Barcelos
2 min read
A nova sede da FIBRO foi inaugurada no passado dia 30 de Abril. Localizada em Arcozelo, Barcelos, o novo espaço vai ser o ponto de contacto entre a associação e os seus associados. A Associação Barcelense de Fibromialgia e Doenças Crónicas é uma associação sem fins lucrativos desde 2012, com o principal propósito de ajudar pessoas diagnosticadas com esta e outras doenças crónicas.
A inauguração da nova sede juntou vários associados, bem como um vereador da Câmara Municipal de Barcelos que se mostrou muito entusiasmado com a potencialidade da organização. A associação possui, hoje em dia, mais de 300 Associados e, ao longo dos anos, tem vindo a desenvolver várias atividades para ajudar não só os doentes a terem um melhor acesso a médicos, técnicos e terapias complementares, mas também para consciencializar sobre o impacto que esta doença tem nos doentes, nas suas famílias, amigos, e na sociedade em geral.
“Falando sobre a FIBRO, aprendemos a viver com ela”
A Fibromialgia é uma doença reumática/neurológica, caraterizada pela dor crónica incapacitante, parcial ou definitiva. De difícil aceitação pelos familiares e amigos, esta condição impede a integração plena dos doentes na sociedade em geral. Para além disso, a falta de informação acerca da doença, por parte de alguns setores da saúde, constitui outra barreira na aceitação e reconhecimento desses doentes.
Com o mote “Falando sobre a FIBRO, aprendemos a viver com ela”, a associação recebe diariamente informações sobre situações “dramáticas”, encaminhadas pelos médicos e/ou outros profissionais de saúde, no sentido de colmatar dúvidas relativamente ao diagnóstico. Os objetivos da associação passam pela identificação de fatores promotores e de alívio da dor, não só na esfera da medicina convencional, mas também em meios terapêuticos alternativos e complementares, através de grupos de autoajuda, terapias de reabilitação e de maior aproximação e valorização do doente.
FIBRO- Associação Barcelense de Fibromialgia e Doenças Crónicas
Tel.: +351 932 985 216