Portal Dignus

Mais um site WordPress

A “Semana Da Hipertensão” vem aí

3 min read
De 17 a 23 de maio, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão vai consciencializar os portugueses.
semana da Hipertensão

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) assinala de 17 a 23 de maio a “Semana da Hipertensão“, uma iniciativa que organiza pelo 3º ano consecutivo. O objetivo é sensibilizar os portugueses para esta doença, alertando-os para a importância de medir e controlar a hipertensão arterial (HTA), promovendo hábitos de estilo de vida saudável. À semelhança do que aconteceu no ano passado, nestas datas, vão decorrer ações de sensibilização através de canais digitais de forma a chegar a todos. Além disso, vão ainda acontecer iniciativas informativas e de rastreio, no Hospital  Beatriz Ângelo, em Loures.

A semana da HTA acontece sempre por ocasião do Dia Mundial da Hipertensão a 17 de maio, assinalado mundialmente pela World Hypertension League, com o propósito de aumentar a consciencialização sobre a HTA em toda a população no mundo. O mote é, como sempre, “Meça a sua pressão arterial, controle-a e viva mais”.

Conhecida como a “doença silenciosa”, em Portugal, a Hipertensão Arterial afeta cerca de 42% da população. Não tem sintomas e está ligada a doenças cardiovasculares graves, com taxas de mortalidade  ou de incapacidade elevadas.

Luís Bronze, presidente da SPH, refere que “em Portugal, apesar de quase 75% dos hipertensos estarem sob medicação, o controlo chega a pouco mais de 40%. Em grande parte, este problema é causado pela falta de adesão à terapêutica. Por isso, é fundamental que, com a normalização dos serviços de saúde, após 2 anos de pandemia COVID-19, os doentes voltem às consultas para garantir um melhor acompanhamento e tratamento adequado. As idas ao médico são essenciais porque servem também para motivar os doentes a aderir à terapêutica e a consciencializá-los para os fatores de risco coadjuvantes. Estas são medidas indispensáveis para controlar esta pandemia silenciosa que é a hipertensão”.

Paralelamente, a SPH associa-se ao May Measurement Month (Maio, o mês da medição), uma iniciativa da International Society of Hypertension, apoiada pela World Hypertension League, que tem como objetivo continuar a sensibilizar a população para a necessidade de medir a pressão arterial. Este ano, procura-se potenciar os rastreios de Hipertensão Arterial em Portugal. Entre 2017 e 2019, já foram realizadas medições de pressão arterial a mais de 4.1 milhões de pessoas por todo o mundo.

Programa da “Semana Da Hipertensão”

Com estas sessões digitais, a SPH pretende desconstruir mitos relacionados com o quotidiano de um doente hipertenso, incentivar a prática de atividade física regular e uma alimentação saudável com baixo teor de sal.

Assim, no dia de lançamento da iniciativa, vai decorrer uma sessão de exercício físico às 18h30. Por sua vez, o dia 18 de maio será marcado por uma sessão clínica da parte da manhã, com o título “O que temos mesmo que saber sobre hipertensão”. Quinta, dia 19 de maio, por volta das 11h30, decorre a sessão “HTA E Sal: É possível comer com menos sal e manter o saber?”, seguindo-se um show cooking às 18h30. Para terminar a semana de trabalho, sexta vai ser apresentada a sessão “Os azares não acontecem só aos outros”. O dia termina com a Tia Cátia e algumas receitas de snacks.

O fim de semana entra e as atividades continuam com o testemunho de um doente com hipertensão e uma mensagem de Nilton. No domingo, a palestra “Os comprimidos na caixa não fazem efeito” vai ser apresentada pela Dra. Vitória Cunha, seguindo-se depois mais uma sessão de exercício físico. A “Semana da Hipertensão” termina na segunda, dia 23 de maio, com uma sessão de perguntas e respostas. Na “Semana da Hipertensão, as atividades online previstas decorrem no Facebook, no Instagram, no Youtube e no site da SPH.

Medidor de Hipertensão

Preocupada com este contexto nacional, além da “Semana Da Hipertensão”, a SPH apoia outras iniciativas de prevenção para reforçar as suas mensagens, nomeadamente a Campanha #PorqueSim, que decorre durante todo o mês de maio com o propósito de sensibilizar a população para a importância da medição e do controlo da pressão arterial, bem como a necessidade de adesão à terapêutica anti hipertensora, medicação esta que deve ser tomada diariamente, tal  como recomendado pelo médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.