Categorias


Contactos

Praça da Corujeira 38,
Apartado 3825 | 4300-144 Porto
telf: +351 225 899 626/8
fax: +351 225 899 629
geral[at]dignus.pt

16 de Maio, 2022

Portal Dignus

Mais um site WordPress

No Ageing Congress 22 vai-se falar sobre ‘Envelhecer num mundo envelhecido’

3 min read
Esta edição do Ageing Congress vai ser no Pombal e é promovido pela Associação Nacional de Gerontologia Social.
Ageing Congress 22

A cidade de Pombal vai acolher a edição 2022 do Ageing Congress, nos dias 26, 27 e 28 de maio. Este congresso é um evento internacional que se propõe ser uma referência no debate das questões em torno do envelhecimento.

O evento, subordinado ao tema “Envelhecer num mundo envelhecido”, é promovido pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, no ano em que celebra 10 anos de existência. A ANGES tem como objetivo a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, nas suas mais diversas formas. A associação sem fins lucrativos tem como pilar o absoluto respeito pela pessoa idosa, propugnando um envelhecimento com qualidade.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, a escolha da cidade de Pombal para acolher o Ageing Congress é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em todo o concelho para a promoção do envelhecimento ativo e saudável, em parceria com as instituições particulares de solidariedade social, as coletividades e as juntas de freguesia.

Pedro Pimpão reafirma o compromisso de, no futuro, ser definido um Plano Integrado para o Envelhecimento Ativo, onde figurem todas as respostas sociais concelhias ao nível do envelhecimento, bem como elaborar uma Estratégia para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Feliz.

Este será um instrumento que, para além de nos proporcionar uma visão global sobre o envelhecimento no concelho de Pombal, permitirá nortear estratégias de intervenção e identificar lacunas ao nível da assistência a pessoas idosas e construir, de forma concertada, respostas que possam suprimir as lacunas identificadas”, refere o autarca.

Para os 3 dias do Ageing Congress, estão planeadas palestras com oradores reconhecidos mundialmente, havendo por isso apresentações em português e espanhol. Além disso, um dos dias está especialmente reservado para a partilha de práticas institucionais.

O programa do Ageing Congress 22

O primeiro dia será marcado por 2 painéis sobre como “Envelhecer num mundo envelhecido” e pela apresentação do livro Novos Paradigmas do Envelhecimento. Neste dia, o Ageing Congress espera contar com a presença do Primeiro Ministro, António Costa, para saber mais sobre o seu ponto de vista relativo às temáticas discutidas no evento. Da parte da tarde, o congresso contará com um painel sobre “Envelhecimento Ativo e Bem Sucedido”, moderado por Vítor Pinto, Jornalista da TVI/CNN, e que terá a participação da atriz Io Appolloni e do maestro Vitorino D’Almeida.

Por sua vez, o segundo dia vai explorar temas como “Projetos Educativos e Universitário na Terceira Idade”, “Envelhecimento e sociedade”, “Envelhecimento e Saúde”, “Atividades de turismo e lazer na terceira idade” e “Autonomia e saúde afetiva no envelhecimento ativo”, por diversos investigadores da área.

O último dia, 28 de maio, será marcado pelo I Simpósio Nacional de Boas Práticas Institucionais.

A participação no Ageing Congress tem um custo de 40€ para não sócios, mais 10€ do que para sócios, havendo alguns descontos disponíveis para estudantes e IPSS’s. No entanto, segundo a organização, a entrada é gratuita para aqueles que não a consigam pagar.

As comunicações livres, apresentação de livros e revistas, expositores, momentos culturais e partilha de conhecimento terá lugar no Teatro-Cine de Pombal, estando o congresso também disponível para todo o mundo online. Pode saber mais informações sobre o Ageing Congress aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.