Categorias


Contactos

Praça da Corujeira 38,
Apartado 3825 | 4300-144 Porto
telf: +351 225 899 626/8
fax: +351 225 899 629
geral[at]dignus.pt

16 de Maio, 2022

Portal Dignus

Mais um site WordPress

Sabe quais são os benefícios do Tai Chi na terceira idade?

2 min read
O Tai Chi é uma prática cada vez mais comum e, tal como outras atividades físicas, tem muitos benefícios para os seniores.
benefícios do Tai Chi na terceira idade

Atividades físicas como o yoga e o pilates são benéficas para a nossa saúde. Contudo, começa a ser cada vez mais frequente a procura por outras práticas, menos comuns, que também sejam boas para a saúde. Em alguns casos, é difícil acreditar que idosos possam fazer certo tipo de exercícios, mas a verdade é que estes podem ser muito benéficos. O Tai Chi, por exemplo, é altamente recomendado para os seniores, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos e não requer energia excessiva.

O Tai Chi é um exercício suave que ativa todos os músculos do corpo. Envolve movimentos que têm efeitos em todos os sistemas do corpo, o que reduz a tensão, melhora a circulação, aumenta a força e a flexibilidade. Além disso, o Tai Chi ativa e exercita a mente, diminuindo a progressão da demência, bem como o stress e a depressão. Além disso, também ajuda a prevenir a insónia. Outro benefício deste exercício é a melhoria do equilíbrio, que é vital para os idosos, no sentido em que diminui a ocorrência de quedas. 
 
É muito importante fomentar o exercício através de diferentes atividades físicas, tirando partido dos benefícios de cada uma e selecionando-as consoante as necessidades de cada residente. O bem-estar físico e mental de cada um, que promove também uma maior autoestima, deve ser uma das principais preocupações de cada cuidador, sendo o grupo Orpea, fundado em 1989, um exemplo disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.