Sabe quais são os benefícios do Tai Chi na terceira idade?
2 min read
Atividades físicas como o yoga e o pilates são benéficas para a nossa saúde. Contudo, começa a ser cada vez mais frequente a procura por outras práticas, menos comuns, que também sejam boas para a saúde. Em alguns casos, é difícil acreditar que idosos possam fazer certo tipo de exercícios, mas a verdade é que estes podem ser muito benéficos. O Tai Chi, por exemplo, é altamente recomendado para os seniores, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos e não requer energia excessiva.
O Tai Chi é um exercício suave que ativa todos os músculos do corpo. Envolve movimentos que têm efeitos em todos os sistemas do corpo, o que reduz a tensão, melhora a circulação, aumenta a força e a flexibilidade. Além disso, o Tai Chi ativa e exercita a mente, diminuindo a progressão da demência, bem como o stress e a depressão. Além disso, também ajuda a prevenir a insónia. Outro benefício deste exercício é a melhoria do equilíbrio, que é vital para os idosos, no sentido em que diminui a ocorrência de quedas.
É muito importante fomentar o exercício através de diferentes atividades físicas, tirando partido dos benefícios de cada uma e selecionando-as consoante as necessidades de cada residente. O bem-estar físico e mental de cada um, que promove também uma maior autoestima, deve ser uma das principais preocupações de cada cuidador, sendo o grupo Orpea, fundado em 1989, um exemplo disso.