Categorias


Contactos

Praça da Corujeira 38,
Apartado 3825 | 4300-144 Porto
telf: +351 225 899 626/8
fax: +351 225 899 629
geral[at]dignus.pt

16 de Maio, 2022

Portal Dignus

Mais um site WordPress

8 dicas para poupar água em casa

4 min read
A água é um recurso limitado, com enorme influência em todos os aspetos da vida, desde o equilíbrio ambiental que mantém o nosso planeta habitável, até à produção de alimentos ou à nossa hidratação. Veja aqui como pode poupar água.
8 dicas para poupar água em casa

Poupar água é uma das poucas formas que está ao nosso alcance para preservar este recurso valioso. A verdade é que podemos fazê-lo a partir da nossa própria casa, já que um simples duche de 10 minutos implica o consumo de cerca de 200 litros de água. Já o funcionamento da máquina de lavar loiça consome até cerca de 50 litros. São muitas garrafas de água gastas com os nossos hábitos.

Reduzir o consumo de água na nossa casa é tão fácil quanto seguir algumas dicas de poupança que, aos poucos, se tornam hábitos. Embora a princípio exija ação, ponderação e pensamento antes de abrir uma torneira ou ligar um eletrodoméstico, a prática fará com que poupar água se torne automático.

Dicas para poupar água

Na cozinha

Utilize a máquina de lavar louça com a carga completa

Talvez não acredite, mas a máquina de lavar louça é mais eficiente do que a lavagem manual. Utiliza muito menos água, o que significa uma poupança média de mais de 30 litros por dia. Pelo menos, assim será se a enchermos sempre. Utilizar a máquina de lavar loiça com apenas meia carga pode consumir mais água e energia do que uma cheia, tal como acontece com a máquina de lavar a roupa. Também é aconselhável selecionar programas ecológicos que, embora demorem mais tempo para completar a lavagem, são capazes de poupar água e energia.

Aproveite a água para regar

Não deixe a água correr antes de encher uma jarra ou garrafa. Também não deve desperdiçar a água que deixa correr até que saia água quente. Recolha-a com a ajuda de um recipiente, como um balde, e use-o depois para regar as plantas. Se tem peixes, também pode usá-la para renovar a água do aquário.

Na casa de banho

Não use a sanita como um caixote do lixo

Se, cada vez que deitar um pedaço de papel na sanita, puxar o autoclismo, vai estar a desperdiçar entre 7 e 26 litros de água, dependendo do modelo. Colocar um balde de lixo na casa de banho vai ajudar a poupar água e a baixar as contas.

Tome um duche em vez de tomar banho (mas não exagere)

Este é um conselho básico que todos devemos praticar sempre. No entanto, é preciso ter cuidado. Um duche que dure mais de 15 minutos consumirá mais água do que um banho em que encher a banheira.

Feche a torneira

Enquanto escova os dentes, faz a barba, se lava ou toma banho, feche a torneira. São gestos muito simples que podem poupar vários litros de água todos os dias. Certifique-se também de que a torneira está bem fechada, quer a utilize em casa ou numa casa de banho pública.

No Jardim

Aproveite a água da chuva

Regar nem sempre significa recorrer à água da torneira. A instalação de um tanque irá ajudá-lo a recolher a água da chuva, que depois poderá utilizar para manter o jardim em perfeitas condições sem ter de abrir uma única torneira. O regador clássico é uma ótima maneira de hidratar algumas áreas do seu jardim e aproveitar a água armazenada.

Usar a rega gota a gota

Os sistemas de rega gota a gota são mais eficientes na poupança água do que os sistemas de aspersão, de acordo com um estudo da Universidade do Colorado. Especificamente, a sua eficiência excede os 90%, em comparação aos 50%-70% dos aspersores. São dispositivos que distribuem um fluxo limitado de água a baixa pressão para as raízes das plantas. Ou seja, diretamente para onde é necessária a água.

Regue de forma inteligente

Existem sistemas inteligentes que usam sensores para regar apenas quando estritamente necessário. No verão, opte por regar nos horários em que o sol não está muito quente, como no início do dia ou à noite. Isso vai prevenir a rápida evaporação da água.

Seguindo estas dicas, será muito fácil poupar água. O ambiente agradece, e a sua carteira também. Saiba que, além destas dicas para poupar água, reduzir os custos e proteger o ambiente, muitos municípios no país já têm em vigor a tarifa social de água, um apoio que ajuda famílias a poupar. Contacte já o seu município, e solicite informações sobre o apoio social na água.

Selectra
www.selectra.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.