Portal Dignus

Mais um site WordPress

Faleceu Professor Doutor José Eduardo Pinto da Costa

2 min read
Conhecido médico legista e professor universitário José Eduardo Pinto da Costa, irmão do presidente do FC Porto, morreu, na tarde desta quarta-feira, dia 8 de dezembro de 2021, aos 87 anos.
José Eduardo Pinto da Costa

Conhecido médico legista e professor universitário José Eduardo Pinto da Costa, irmão do presidente do FC Porto, morreu, na tarde desta quarta-feira, dia 8 de dezembro de 2021, aos 87 anos.

As cerimónias fúnebres decorrerão na quinta-feira, a partir das 17h, na igreja de Cedofeita, no Porto. José Eduardo Pinto da Costa foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto (UP), e diretor do Instituto de Medicina Legal do Porto.

Nascido no Porto, em 3 de abril de 1934, José Eduardo Pinto da Costa inscreveu-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, que frequentou até 1960, ano em que concluiu a licenciatura com a tese “Morte por Ação do Óxido de Carbono”, classificada com 18 valores e citada na revista da Interpol, segundo a biografia disponível na página de antigos estudantes ilustres da UP.

pinto costa medicina falecimento


Nomeado professor assistente em 1961, passou a professor auxiliar, depois a professor associado (1979) e, finalmente, como professor catedrático (1996), na Faculdade de Medicina da UP. Em 1975, é nomeado subdiretor do Instituto de Medicina Legal do Porto, instituição que passou a dirigir no ano seguinte. Nos anos 80, foi eleito primeiro presidente do Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos e presidiu ao Conselho Superior de Medicina Legal. Foi o responsável pela instituição do Mestrado de Medicina Legal do ICBAS, curso criado em 1999.

Conforme a informação disponível na página da Universidade do Porto, orgulhava-se de ao longo da sua carreira ter efetuado cerca de trinta mil autópsias. Em 1997, abandonou a clínica geral para se dedicar em exclusividade à medicina legal, sendo professor jubilado do ICBAS.

José Eduardo Pinto da Costa foi escolhido como figura de capa do primeiro número da Dignus, por esse motivo, a revista sente profundamente o seu desaparecimento. Aqui fica a nossa homenagem, para ler a entrevista clique no seguinte link: https://cld.pt/dl/download/189aec4e-e3a2-4bbb-bd21-9c0d4d02a81d/Dignus1_entrevista.pdf