Portal Dignus

Mais um site WordPress

Gosta de peixe? Se sim, então está no bom caminho para uma vida mais longa e saudável

1 min read
Gosta de peixe

Segundo um novo estudo, foram encontradas gorduras no peixe benéficas para a saúde, segundo a pesquisa publicada na revista TIME. Os níveis elevados de ómega 3 (ácido gordo saudável, encontrado no peixe), parece ter um efeito mais duradouro, segundo a análise de Heidi Lai, uma das autoras do estudo e doutorada pela Tufts’ Friedman School of Nutrition Science and Policy, em Boston, nos Estados Unidos.

O referido estudo, focou-se sobretudo na saúde durante o envelhecimento, concretamente no que respeita à terceira idade sem doenças crónicas como problemas cardíacos, demência ou cancro. As pessoas que apresentaram maiores níveis de Ómega 3 no sangue tinham menos 18% de risco de ter problemas relacionados com o envelhecimento. Foram avaliados mais de 2600 idosos que participaram no Estudo Cardiovascular dos Estados Unidos. Todos estavam saudáveis quando o estudo começou e a idade média era 74 anos. Foram feitas análises ao sangue e medidos os níveis de ómega 3. Voltaram a recolher análises, uma vez, seis anos depois e outra, passados sete anos.
Durante este período, apenas 11% dos participantes se enquadravam na definição de «saudáveis» e os ácidos gordos pareciam ter aí um papel importante. Aqueles que apresentaram maiores níveis de ómega 3 no sangue tinham menos 18% de risco de ter problemas relacionados com o envelhecimento.