Porque deve praticar ioga?
2 min read
Entre as atividades recomendadas aos idosos, yoga é uma das que responde a muitas necessidades desta fase, e muitos estudos indicam as vantagens de praticar ioga para melhorar o tratamento da osteoporose, passando por uma melhoria do equilíbrio físico chegando à prevenção de deficiências cognitivas e neurológicas. As posturas no ioga são ferramentas que são usadas segundo as nossas possibilidades para gerar estímulos físicos, fisiológicos, psicológicos e inclusive sociais. Mas quais são as vantagens em praticar ioga na terceira idade? Listamos algumas:
– Auxilia no tratamento da osteopenia, osteoporose e reduz o risco de quedas
Diferente da maioria das atividades físicas, o ioga baseia-se em estímulos suaves, contínuos e isométricos com permanência em determinadas posições. Estimula ainda o equilíbrio e a consciência corporal que minimizam o perigoso risco de quedas.
– Melhora a flexibilidade muscular e das artérias coronárias
Um corpo menos flexível em pessoas com mais de 40 anos indica uma maior rigidez das artérias. O ioga é conhecido pelo desenvolvimento gradual de flexibilidade através de movimentos e posições que tanto se adequam às condições iniciais do praticante como são realizados segundo os fundamentos e princípios que tornam esse percurso seguro.
– Melhora a perda de memória, o alzheimer e o declínio mental
– Promove a saúde das articulações e dos olhos
– Alivia a depressão e ansiedade
Ao ser uma atividade que se traduz numa vivência que explora a relação entre o corpo físico, a mente e as emoções promovendo uma harmonia entre essas camadas do ser, o praticante tende a desenvolver um centro de compreensão e acolhimento em relação às emoções.
– Melhora a circulação sanguínea