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Sabe como agir em caso de emergência?

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O que deve e não deve fazer

O Número Europeu de Emergência – 112 é atendido em primeira linha por uma Central 112, operada por elementos da Polícia Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana, que encaminha para o INEM as chamadas que à saúde digam respeito. Após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento.

O QUE FAZER?

Informe, de forma simples e clara:

● A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência. Esta localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível;

● O número de telefone do qual está a ligar;

● O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);

● O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;

● As queixas principais e as alterações que observa.

Só assim é possível o INEM enviar os meios de socorro adequados à condição clínica das vítimas, ajuda que pode passar pelo acionamento de Ambulâncias de Emergência ou Socorro, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Motociclos de Emergência Médica, Helicópteros de Emergência Médica, entre outros.

O QUE NÃO FAZER?

● Nunca desligar a chamada de emergência até que lhe digam que o pode fazer;

● Não fazer chamadas falsas para o 112. Use este número apenas em caso de emergência.

Para ajudar, basta manter a calma e responder às questões colocadas pelos operadores, seguindo todas as indicações.

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