Categorias


Contactos

Praça da Corujeira 38,
Apartado 3825 | 4300-144 Porto
telf: +351 225 899 626/8
fax: +351 225 899 629
geral[at]dignus.pt

16 de Maio, 2022

Portal Dignus

Mais um site WordPress

Hospital São João implanta dispositivo inovador em doentes com Parkinson

1 min read
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) implantou no passado dia 21 de janeiro um dispositivo médico inovador

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) implantou no passado dia 21 de janeiro um dispositivo médico inovador que, ao registar informação sobre dados cerebrais de doentes com Parkinson, possibilita um tratamento mais adaptado ao estado clínico do doente. O CHUSJ foi o terceiro hospital, a nível mundial, a implantar este dispositivo médico.

Em declarações à agência Lusa o diretor do serviço de Neurocirurgia do CHUSJ, Rui Vaz, afirmou que o objetivo passou por analisar a capacidade de evoluir do tratamento da doença para o tratamento do doente, explicando que este dispositivo, intitulado “BrainSense”, além de ser capaz de “estimular o cérebro, permite também captar informação sobre as ondas cerebrais [ondas beta] que estão relacionadas com os sintomas de Parkinson”.

O tratamento atual é praticamente constante ao longo de todo o dia, quando a doença em si, oscila ao longo do dia. Portanto, este será o primeiro passo para, através dos registos obtidos, adaptarmos o tratamento ao estado clínico do doente durante o dia, com menos tratamento nas fases em que se encontra bem e mais tratamento nas fases em que se encontra mal”, explicou.

Atualmente o neuro estimulador é apenas aplicável a doentes parkinsonianos com síndrome acinética-rígido, isto é, com os movimentos limitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.