Portal Dignus

Mais um site WordPress

Exame de sangue é capaz de detetar 20 tipos de cancro

1 min read
Um novo exame desenvolvido por investigadores do Instituto de Cancro Dana-Farber, Boston, mostrou capacidade de detetar vários tipos de cancro

Um novo exame desenvolvido por investigadores do Instituto de Cancro Dana-Farber, Boston, mostrou capacidade de detetar vários tipos de cancro com um alto grau de precisão. Este exame foca-se nas modificações do ADN, que são mais fiáveis do que as mutações visíveis nas biópsias líquidas.

O teste analisa o ADN em busca de pequenas etiquetas químicas (metilação) que influenciam se os genes são ativos ou inativos. Foi realizado em 3600 amostras de sangue e captou com sucesso um sinal de cancro nas amostras de pacientes com cancro e identificou corretamente o tecido de onde o cancro começou (o tecido de origem). As amostras de pacientes compreenderam mais de 20 tipos de cancro, incluindo mama com receptor hormonal negativo, colorretal, esófago, vesícula biliar, gástrica, cabeça e pescoço, pulmão, leucemia linfóide, mieloma múltiplo, ovário e cancro do pâncreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.