Portal Dignus

Mais um site WordPress

Jogo para Cuidadores Familiares

2 min read
“Dar voz aos cuidadores” é o nome do jogo de tabuleiro que resulta da experiência das autoras...

Dar voz aos cuidadores” é o nome do jogo de tabuleiro que resulta da experiência das autoras (Carla Sílvia Fernandes, UFP; Margareth Ângelo, USP; Maria Manuela Martins, ESEP) em trabalhar com famílias e cuidadores familiares ao longo das últimas décadas. A apresentação pública deste jogo da autoria da docente de Enfermagem da UFP terá lugar a 22 de setembro, pelas 17 horas, na FNAC Norteshopping.

Com a ampliação do ciclo vital da família, inevitavelmente, em algum momento das nossas vidas, somos ou seremos cuidadores. Em alguma ocasião as famílias irão experienciar uma situação de doença de um ente querido e algum de nós estará predestinado a cuidar do outro, melhor do que cuida de si. Este novo papel surge associado a um conjunto de obrigações e necessidades, vivenciados através de uma multiplicidade de sentimentos, muitas vezes contraditórios e antagónicos, pela tensão, competência e conflito associado, gerando sofrimento na pessoa e na família. Esta intervenção através de um jogo pretende ajudar a promover a construção de uma nova história nas famílias com cuidadores de pessoas dependentes.

E porquê um Jogo? Porque permite falar de coisas sérias… Jogando.

As autoras acreditam que a utilização dos jogos ainda é pouco aplicado como meio de comunicação numa perspetiva sistémica, facilitando a construção de novas narrativas criadas dentro de um contexto propício de envolvimento que só o jogo permite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.