Portal Dignus

Mais um site WordPress

Hospital de Évora com novo centro de cuidados cardiovasculares

2 min read
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) terá o primeiro Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) Cardiovascular do país
Hospital do Espírito Santo de Évora
Tel.: +351 266 740 100
geral@hevora.min-saude.pt  · www.hevora.min-saude.pt

O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) terá o primeiro Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) Cardiovascular do país, uma obra que representa um investimento de 2,5 milhões de euros.

Em entrevista à agência Lusa, Lino Patrício, cardiologista do HESE, afirmou que foi possível “criar um centro especial em Évora que vai servir todo o Alentejo e que é o primeiro Centro de Responsabilidade Integrada Cardiovascular do país”, acrescentando que vai permitir integrar os cuidados cardiovasculares (cardíacos, vasculares e neurovasculares) numa única unidade.

O CRI vai afiliar-se com outros hospitais, como o de Santa Marta, para trazer algumas técnicas também para o Alentejo e médicos que, pontualmente, venham fazer intervenções”, afirmou, acrescentando que a unidade permitiu “criar uma segunda sala de hemodinâmica no HESE, o que permite ampliar a intervenção, não só cardíaca, mas também a intervenção na aorta, no cérebro e nos vasos periféricos”. No que respeita a equipamentos foi possível “adquirir um AngioTac, um TAC que permite fazer angiografias e que é topo de gama. É um TAC de 128 cortes e, fora de Lisboa, pelo menos a sul, não existe mais nenhum”.

Com esta nova unidade vai ser ainda possível fazer investigação e formação, aumentar para o dobro o número de intervenções cardíacas e ter pela primeira vez a possibilidade de fazer no sistema público AngioTacs coronários e vasculares com um aparelho topo de gama e de muito alta definição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.