Portal Dignus

Mais um site WordPress

Que alimentos ajudam a reduzir a pressão arterial

3 min read
Os alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial alta, ou seja, que controlam...

Os alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial alta, ou seja, que controlam a pressão alta são aqueles que atuam sobretudo nos vasos sanguíneos. Muitas vezes estes alimentos têm um efeito vasodilatador, relaxam as artérias e ajudam a reduzir a pressão arterial.

Entre os alimentos que ajudam no controlo da hipertensão há a soja, o farelo de trigo, a semente de abóbora, a melancia e a banana, entre outros. Sem dúvida é muito importante perceber que o consumo desses alimentos não substitui, de forma alguma, os medicamentos utilizados no tratamento e no controlo da hipertensão arterial.

Soja

Tem isoflavona, um fitohormónio que relaxa os vasos sanguíneos e ajuda a reduzir a pressão arterial. Pode ser consumido na forma de tofu e proteína de soja.

Farelo de trigo

Contém magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, nutrientes que favorecem a vasodilatação das artérias e ajuda a reduzir a pressão.

Contém magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, nutrientes que favorecem a vasodilatação das artérias e ajuda a reduzir a pressão.

Sementes de abóbora

É rico em potássio, um mineral que ajuda a melhorar a elasticidade das artérias. As sementes de abóbora também potencializam a ação dos medicamentos para a pressão arterial alta.

Melancia

Tem L-citrulina, uma substância que estimula a formação de óxido nítrico, um gás que dilata os vasos sanguíneos e por isso ajuda a baixar a pressão arterial mais elevada.

Banana

Tal como as sementes de abóbora é rica em potássio, o que melhora a elasticidade das artérias e diminui a pressão.

E como baixar a pressão arterial naturalmente?

Além de uma nutrição mais adequada, com pouco sal, o tratamento da pressão também inclui perda de peso quando necessário, atividade física regular, deixar de fumar, redução do stress e evitar o consumo de álcool.

Diminuir o sal da alimentação

O excesso de sal na dieta é uma das principais causas da hipertensão arterial. Para não ter problemas com a sua saúde, o consumo diário de sal não deve exceder a dose de uma colher de chá. Recomenda-se a substituição do sal por especiarias na preparação dos alimentos e evitar o consumo de alimentos industrializados.

Praticar atividade física

Praticar exercícios físicos regularmente pode reduzir, significativamente, a pressão elevada. Mas é importante que a atividade física seja frequente, pelo menos 4 vezes por semana, durante uma hora ou 30 minutos por dia.

Perder peso

O excesso de peso aumenta a sobrecarga do coração. Recomenda-se a perda de peso quando estiver acima do peso adequado para a sua idade e altura para ajudar a controlar a pressão arterial elevada.

Reduzir o consumo de álcool

O abuso de álcool pode aumentar a pressão arterial.

Não fumar

O fumo endurece as artérias, elevando a pressão arterial e aumentando os riscos de complicações como tromboses e embolias.

Reduzir o stress

O stress liberta hormonas que aumentam a pressão arterial e é prejudicial para os que têm a pressão alta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.