Portal Dignus

Mais um site WordPress

Meio milhão para aumentar lar na Azambuja

2 min read
A Santa Casa da Misericórdia de Azambuja vai investir meio milhão de euros na reformulação...

A Santa Casa da Misericórdia de Azambuja vai investir meio milhão de euros na reformulação e requalificação do seu lar de idosos, para aumentar a capacidade de utentes e, assim, dar resposta à crescente lista de espera. Vítor Lourenço, Provedor da instituição explica que “considera a obra fundamental para dar resposta social a toda a gente do concelho que dela precisa. Atualmente, o lar de idosos da Misericórdia está dividido em dois edifícios: um moderno que alberga 41 idosos e um edifício antigo – o que agora se pretende ampliar – onde estão 8 utentes. O objetivo é aumentar a oferta total para 72 vagas. A lista de espera é de 67 pessoas.”

O projeto está feito e falta procurar fontes de financiamento, que tanto poderão vir do estado central, câmara municipal, fundos comunitários ou até através da venda de património da instituição. A intenção é que a obra possa avançar no curto prazo, “preferencialmente no máximo até 2 anos” segundo o provedor, eleito em janeiro de 2019. “A lista de espera é muito grande e pretendemos dar resposta às necessidades sociais da nossa comunidade. A ansiedade das pessoas sobre o lar é cada vez maior porque têm menos condições para ficarem com os idosos”, sublinha o provedor.

O plano para melhorar o lar da instituição já dura há vários anos mas Vítor Lourenço acredita que agora será possível finalmente concretizá-lo. Mas o dirigente admite que mesmo que a obra se venha a concretizar, o aumento da capacidade do lar nunca será suficiente, dado o constante envelhecimento da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.