Portal Dignus

Mais um site WordPress

Arquiteto português de 85 anos com projeto em Nova Iorque. Quem será?

2 min read
Chama-se Álvaro Siza Vieira e é um exemplo de envelhecimento ativo, tendo sido o responsável...

Chama-se Álvaro Siza Vieira e é um exemplo de envelhecimento ativo, tendo sido o responsável pela construção de uma torre residencial de luxo no número 611 da Rua 56 em Nova Iorque. E confessou que “para qualquer arquiteto, as hipóteses de construir algo em Manhattan são muito pequenas. Eu pensava que com a minha idade, ninguém me ia convidar”.

Este projeto foi anunciado há 4 anos, como uma encomenda das empresas Sumaida+Khurana e LENY, e a torre terá uma altura de 120 metros, 80 habitações de luxo e uma dimensão de cerca de 16 mil metros quadrados. A proximidade com outros edifícios já existentes preocupou o arquiteto ao início, mas depois de desenhar um primeiro modelo, percebeu que tinha muitas outras condicionantes ao seu trabalho. Álvaro Siza disse que tem um engenheiro “fantástico” no projeto, com quem pode discutir todas as condições, necessidades e restrições de construção, como dar uma especial atenção à esquina do edifício que se vai situar na interseção da 56 com a 11.ª Avenida. Noutros trabalhos deste arquiteto português, as referências aos edifícios nova-iorquinos eram muito frequentes, tendo acumulado conhecimentos sobre a construção da cidade, que é como se este não fosse o seu primeiro trabalho em Nova Iorque.

Álvaro Siza sublinhou a importância de manter “o diálogo com as pessoas que vivem aqui, que trabalham aqui” para descobrir e perceber melhor os vários fatores da vida na habitação que está a construir. O arquiteto revelou que o sentimento que tem ao chegar a Nova Iorque é o mesmo que em Veneza, em Itália, um sentimento de viagem turística e de festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.