Portal Dignus

Mais um site WordPress

Hospitais avaliam estado nutricional dos doentes internados

1 min read
Os hospitais começaram no mês de abril a avaliação ao estado nutricional dos doentes...

Os hospitais começaram no mês de abril a avaliação ao estado nutricional dos doentes. A identificação do risco nutricional avançou com 2 experiências-piloto – na Unidade Local de Saúde do Alto Minho e no Centro Hospitalar de Lisboa Central -, esperandi alargar o projeto a todos os hospitais nos meses seguintes.

Esta medida, que pode envolver cerca de 800 mil doentes por ano, é um passo importante na implementação de uma estratégia de combate à desnutrição hospitalar, promovendo a recuperação dos doentes e o aumento da qualidade de vida. A prevalência da desnutrição em doentes internados figura entre 20% e 50%, sendo por isso necessário identificar o estado nutricional dos doentes e promover o suporte nutricional adequado à sua recuperação.

A implementação de uma identificação precoce do risco nutricional irá trazer ganhos em termos de qualidade de vida e na recuperação do estado de saúde, contribuindo ainda para reduzir úlceras de pressão e custos porque a desnutrição está associada a internamentos mais longos, afetando sobretudo cidadãos mais idosos. O Ministério da Saúde, juntamente com as suas instituições e em estreia colaboração com a Ordem dos Nutricionistas, está empenhado na adoção de estilos de vida saudável e na promoção de uma alimentação saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.