Portal Dignus

Mais um site WordPress

Teste. 15 desafios para exercitar o cérebro

4 min read
O psicólogo Vasco Catarino Soares juntou 90 exercícios para que possa ginasticar a sua mente ao longo de um mês. O livro chega às bancas esta quarta-feira. Até lá, temos 15 exercícios para o testar.

Chega ao fim do dia e tem aquela sensação de que já não consegue sequer pôr um ovo a estrelar? Parece que o cérebro já não obedece aos seus comandos? Até mesmo ler as legendas do seu programa favorito se torna uma tarefa demasiado complicada, porque anda sempre cansado? Não se preocupe: agora pode haver uma solução.

A pensar em todos os que têm “o cérebro cansado”, o psicólogo clínico e neuropsicólogo Vasco Catarino Soares preparou um plano de trinta dias com 90 exercícios para ginasticar a mente e treinar a atenção, a memória, a flexibilidade e a rapidez mental. E promete não consumir muito do seu tempo: todos exigem apenas entre 10 a 15 minutos.

1- Olho de lince

Faça um círculo em todas as setas iguais às indicadas por cima da mancha. Depois aponte quanto tempo demorou a completar o exercício e quantas setas de cada tipo conseguiu assinalar.

2 – Encontrar as vogais

Encontre as vogais no seguinte texto. Aponte quanto tempo demorou a terminar o exercício e quantas de cada uma das vogais conseguiu encontrar.

3- Conta por ordem

Faça uma cruz nos números por ordem: comece no 1, siga para o 2 e depois para o 3 e assim sucessivamente até chegar ao 56. Não se esqueça de contar o tempo que demorou a completar o exercício.

4 – Dois iguais

Faça um círculo à volta das letras quando encontrar duas iguais seguidas. Registe quanto tempo demora e em quantas sequências acertou.

5 – Virtude no meio

Faça um círculo à volta do traço vertical que se encontra no meio de cada série de cinco traços. Abra bem os olhos.

6 – Antes e depois

Sempre que encontrar um número que não esteja em negrito (bold) na casa vazia seguinte, coloque o número imediatamente anterior. Quando encontrar um número a negrito, coloque na casa seguinte o número que se segue. Faça o exercício por linhas e da esquerda para a direita, exatamente como se estivesse a ler. Recorde: Não-negrito – Nº anterior / Negrito – Nº seguinte. Registe o tempo que demorou.

7 – Stroop – tonalidades 1

No exercício seguinte existem várias palavras com nomes de cores que estão preenchidas em 2 cores diferentes: branco ou preto. Diga em voz alta a cor em que a palavra está escrita e não o que lá está escrito. Registo o tempo que demorou.

8 – Troca dados

Neste exercício vai prestar atenção à soma do valor das duas faces dos dados. Responda fazendo uma cruz na casa “sim” (S) ou “não” (N) às duas perguntas: a soma dos dados é um número par? A soma dos dados é maior que seis? Registe o tempo que demorou. Boa sorte.

9 – Pares – ímpares

Realize cálculo mental. Sempre que encontrar um número par, some 3 e coloque o resultado no espaço vazio. Quando encontrar um número ímpar, subtraia três e coloque o resulte na casa vazia. Faça o exercício por linhas e da esquerda para a direita, exatamente como se estivesse a ler. Recorde: Nº par – mais 3 / Nº ímpar – menos 3. Registe o tempo que demorou.

10 – Stroop – tonalidades 2

No exercício seguinte existem várias palavras com nomes de cores que estão preenchidas em 3 cores diferentes: branco ou preto. Diga em voz alta a cor em que a palavra está escrita e não o que lá está escrito. Registo o tempo que demorou.

11 – Memo – pares

Veloz – 4 // Terra – 0 // Nuvem – 6 // Salto – 2 // Cadeira – 7 // Coelho – 1 // Ontem – 8 // Menina – 3 // Luz – 5 // Bolo – 9. Memorize estes pares acima indicados durante três minutos. De seguida, cubra os pares e tente completar o quadro seguinte.

12 – Memo – coisas

Memorize este quadro com objetos durante dois minutos.

De seguida, cubra o quadro e verifique se, no quadro seguinte, os objetos estão no mesmo local (certo ou errado). Faça uma cruz na opção correta. Se estiver na mesma posição faça uma cruz no “certo”. Se estiver noutra posição ou cor inversa faça uma cruz no “errado”.

13 – Memo – cubos 1

Memorize o conteúdo do cubo durante dois minutos.

Tape o cubo e reproduza o que memorizou.

14 – Memo – textos

Memorize este texto durante cinco minutos. De seguida tape o texto e tente responder às perguntas.

“No fundo da China existe um Mandarim mais rico que todos os reis de que a Fábula ou a História falaram. Dele nada conheces, nem o nome, nem semblante, nem a seda de que se vestem. Para que tu herdes os seus cabedais infindáveis, basta que toques essa campainha, posta a teu lado, sobre um livro. Ele soltará apenas um suspiro, nesses confins da Mongólia. Será então um cadáver: e tu verás a teus pés mais ouro do que pode sonhar a ambição de um avaro. Tu, que me lês e és um homem mortal, tocarás tu a campainha”. (Retirado de O Mandarim de Eça de Queiroz).

Antes de responder às perguntas, copie a frase:

“Uma das características do relacionamento entre humanos, bem conhecida da Piscologia, é a de que num determinado meio todos os seus agentes se influenciam mutuamente”.

Eis as perguntas. Responda com verdadeiro ou falso às seguintes afirmações.

15 – Memo – telefone

Memorize durante um minuto e meio a informação contida nestes telemóveis. O número de cada um tem a letra associada.

Eis as perguntas. Responda com verdadeiro ou falso às seguintes afirmações.

Pronto, está feito! Se os seus resultados foram melhores do que esperava, parabéns: encontre outros exercícios, quem sabe mais desafiantes, no livro com a capa azul e um cérebro atleta no centro. Caso esses resultados não tenham sido assim tão positivos, não desanime. É para o ajudar a ultrapassar essas dificuldades que o livro existe. Partilhe estes exercícios com os seus amigos e divirtam-se juntos.

Fonte: Observador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.